quarta-feira, 1 de abril de 2009

CAMPANHA NACIONAL DA VOZ: 10 ANOS


DIA MUNDIAL DA VOZ: UMA IDÉIA BRASILEIRA QUE GANHOU O MUNDO

No dia 16 de Abril a ACADEMIA BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA E VOZ e a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO-FACIAL promovem o Dia Mundial da Voz. Dada a sua importância, a campanha foi reconhecida internacionalmente e desde 2003, o 16 de Abril passou a ser o DIA MUNDIAL DA VOZ, ou seja, é uma idéia brasileira que conquistou o mundo!


CAMPANHA NACIONAL DA VOZ: 10 ANOS


A Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz criou a Semana Nacional da Voz em 1999. O sucesso desta campanha foi tão grande que outros países resolveram adotar a idéia brasileira, sendo este trabalho reconhecido pelos mais importantes órgãos da Otorrinolaringologia mundial como a Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia, Academia Americana de Otorrinolaringologia e a Sociedade Européia de Otorrinolaringologia. Esse reconhecimento gerou a aliança responsável pela homologação do “1° Dia mundial da Voz”, instituído em 2003. Assim, ao longo destes anos dedicados a esclarecer a população a resguardar a sua voz e realizar exames preventivos regulares, a campanha já contou com grandes ícones na sua divulgação, como Pelé e Assíria, os atores Lima Duarte, Cláudia Raia e Edson Celulari, Andréa Beltrão, Tarcísio Meira e Glória Menezes, os cantores Fagner e Cláudia Leitte, entre outros.


IMPORTÂNCIA:

A voz desempenha um importante papel nas relações interpessoais, independentemente da faixa etária e da ocupação exercida pela pessoa. Praticamente em todas as situações de relações interpessoais, a voz está presente como elemento central, podendo informar muita coisa a respeito da pessoa, relacionadas diretamente à qualidade vocal, tais como competência e traços de personalidade.

Atualmente cerca de 70% da população ativa têm a voz como instrumento de trabalho. Em especial são considerados profissionais da voz os professores, cantores, atores, leiloeiros, telefonistas, jornalistas, locutores, apresentadores, operadores de telemarketing, advogados, políticos, vendedores, recepcionistas, líderes religiosos, médicos, agentes de saúde entre outros. Esses profissionais não podem esquecer que a voz é um instrumento importantíssimo na vida de cada um e deve ser tratada com cuidado especial.


OBJETIVO:

Esta campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da voz na saúde, no trabalho e nas relações sociais, tendo como alvo os profissionais que fazem uso da voz como instrumento de trabalho, enfocando questões relacionadas à profilaxia e à técnica vocal, tratando da prevenção e do aumento da qualidade na comunicação oral (performance vocal).


PROCURE UM ESPECIALISTA SEMPRE QUE PERCEBER QUE HÁ ALGO ERRADO COM SUA VOZ.

NÃO FIQUE ADIANDO.

SINTOMAS COMO A ROUQUIDÃO PODEM SER INDÍCIOS DE UM PROBLEMA MUITO GRAVE: O CÂNCER DE LARINGE.