sexta-feira, 9 de outubro de 2009





Voce sabe o que é gagueira? Sofre com este problema? Conhece alguém que tem gagueira? Sabe qual é a causa? Sabe o que é Fonoaudiologia? Sabe que é o fonoaudiólogo quem trata a gagueira?

O QUE É GAGUEIRA?


É entendida como um distúrbio na fluência da fala e se caracteriza por interrupções atípicas e involuntárias no fluxo da fala, tais como: repetições, bloqueios, prolongamentos, tensões corporais e/ou orofaciais. Trata-se de um distúrbio universal, percebido em todas as partes do planeta independentemente da raça, cultura, credo ou situação socioeconômica. A gagueira incide temporariamente em 4% da população e prevalece em 1% da população mundial, em uma proporção de 4 pessoas do sexo masculino para uma do sexo feminino. No mundo, são 60 milhões e no Brasil, são 1 milhão e seiscentos mil.


Tende a ocorrer em famílias em que há membros que gaguejam ou que gaguejaram, em uma proporção 3 vezes maior do que em crianças sem histórico familiar. Estudos específicos apontam para evidências de transmissão genética, mas não pode ser considerada como única causa. Atualmente a gagueira é entendida com um distúrbio multicausal, onde se observa um conjunto de fatores que podem provocá-la, tais como: aspectos motores da fala, emocionais, afetivos, cognitivos e lingüísticos.

O
Fonoaudiólogo é o profissional da saúde que trata dos distúrbios e promove o aperfeiçoamento da comunicação humana no que se refere a: voz,fala,audiçao,linguagem,leitura,escrita,aprendiza gem,sucção,mastigação,deglutição e respiração.Por isso é o profis sional especializado e capacitado para tratar a gagueira.


Se voce tem gagueira e sofre com este problema... Não perca mais tempo... Procure já um Fonoaudiólogo!
Gagueira NÃO TEM GRAÇA tem TRATAMENTO!

2 comentários:

Obrigada pela sua visita!