sexta-feira, 9 de outubro de 2009



PRESERVE A VOZ MUDANDO ALGUNS HÁBITOS!

Cuidados com a alimentação, as roupas, a altura vocal e o ar que se respira podem evitar problemas mais sérios.

JEITO DE FALAR
Evite competir com o barulho. Há um caminhão passando na rua? Pare a aula e espere a volta do silêncio. A classe está fazendo barulho? Não grite mais que os alunos. Crie uma tática nova. Evite falar em lugares como: boate, shows, carro, ônibus. Quando se fala alto ou grita-se, o esforço é grande nas pregas vocais, causando atritos e dores. Então, tente conter-se.

AMBIENTES E ROUPAS
Poeira e pó irritam as pregas vocais. Por isso, não fale ao apagar o quadro negro. Evite trabalhar com roupas apertadas na cintura e garganta, pois impede que se respire corretamente. Evite sair de ambientes quentes para frios. Prefira para trabalhar sapatos baixos e roupas de malha e algodão.

BOA ALIMENTAÇÃO
Frutas cítricas, chás, leguminosas e verduras, principalmente as folhas, fazem muito bem para a voz. Devendo durante as aulas ter sempre um pouco d’água ao seu lado e ir bebendo aos poucos, procurando ingerir 2 a 3 litros de líquido por dia. Evite alimentos muito gelados ou muito quentes. Se for possível, tome água em seguida, na temperatura ambiente. No intervalo, que tal um chá, ao invés de um cafezinho?

BEBIDAS E FUMO
O cigarro e o álcool têm substâncias extremamente irritativas. Depois do quinto cigarro do dia, uma espécie de microvassoura que limpa a garganta, pára de funcionar. O álcool irrita a mucosa laríngea, acumulando muco, deixando a voz mais grave, com pigarro e tosse. Até mesmo refrigerante e bebidas quentes devem ser evitadas.

DISTÚRBIOS DA VOZ
Muitos problemas orgânicos nas pregas vocais poderiam ser evitados, se os profissionais dessem mais relevância a cuidados simples, mas essenciais a sua saúde. Sintomas de rouquidão persistente, ardor, muco, devem ser observados e permanecendo deve-se ir ao Otorrinolaringologista e ao Fonoaudiólogo. São muitos comuns os edemas(inchaço) que não causam dor, só rouquidão. Como ainda é grande o índice de casos mais sérios, como: fendas (cansaço de musculatura que impede a vibração), úlceras (ferida com sintoma de edema), excetuando o câncer. O nódulo é a mais grave (fibroso como um calo), sendo este retirado com terapia fonoaudiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!