sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA ESCOLA


QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA ESCOLA?
Considerando ser a educação humana um processo dependente da aquisição e desenvolvimento da comunicação, faz-se de suma importância a Atuação Fonoaudiológica neste processo.

A escola é o local em que tem lugar o desenvolvimento da linguagem para a maioria das crianças, logo após os primeiros anos de vida.

O papel da escola no desenvolvimento da linguagem é evidente, já que o contexto escolar contribui de forma decisiva para a evolução da comunicação e da linguagem, tanto oral como escrita.

Na escola são exigidos dos alunos, como requisito para atingir a maioria das aprendizagens, determinados níveis de linguagem. Nem sempre essa exigência é explícita e quase nunca a escola assume a responsabilidade de garantir tais níveis de linguagem.

Estes e outros fatos similares evidenciam a necessidade de os especialistas de linguagem e os profissionais da educação estudarem mais a fundo as inter-relações entre linguagem e escola.

A escola é também um local em que são detectados, ás vezes, gerados e ocasionalmente tratados vários distúrbios da linguagem, de causas e gravidades diversas.

A Escola e o Fonoaudiólogo compartilham juntamente com a família a responsabilidade de assentar as bases para que as alterações da comunicação e da linguagem que estão se desenvolvendo e evidenciando na instituição escolar, sejam detectadas a tempo e sejam dados os primeiros passos para sua possível solução, sendo pois este, outro campo em que se ressalta a importância da relação entre o Fonoaudiólogo e a escola.

QUAIS OS DISTÚBIOS MAIS ENCONTRADOS NA ESCOLA?

Entre os distúrbios mais freqüentemente encontrados na escola, encontram-se: Atrasos globais de linguagem Distúrbios Articulatórios Distúrbio de Aprendizagem Gagueira Perdas Auditivas Distúrbios de Leitura e Escrita Entre muitos outros.

QUAL O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NA ESCOLA?

Atualmente a presença de Fonoaudiólogos na escola regular está alcançando níveis certamente elevados, especialmente se levarmos em conta que não é uma figura cuja presença seja legalmente obrigatória, devendo-se este fato a conscientização da grande importância deste no âmbito escolar e hoje sendo requisitada em várias escolas que reconhecem a importância e necessidade da atuação deste profissional, objetivando propiciar aos seus alunos uma melhor qualidade educacional.

Contudo, nos centros de educação especial, habitualmente a figura do Fonoaudiólogo é imprescindível, fazendo parte do pessoal contratado em tempo integral.

As funções do Fonoaudiólogo no âmbito escolar variam segundo o tipo de escola, sua ligação ou não a uma equipe de orientação, tipos de serviços para os quais tenha sido contratado etc.

Contudo, em suma consiste em: Tarefas de prevenção (detecção precoce de distúrbios, informativo a pais e educadores, estimulação na sala de aula, colaboração e assessoramento no planejamento dos programas psicopedagógicos e das atividades em sala de aula); Diagnóstico e Avaliação; Tratamento (individual ou grupos em escolas com Educação Especial), Orientação ou Encaminhamento; Assessoramento de pais e professores; Acompanhamento de casos.

Assim tem-se uma breve noção quanto a Atuação Fonoaudiológica no âmbito escolar, bem como sua importância e contribuição no processo de educação, viabilizando o alcance de um objetivo comum a todos que de forma direta e indireta estão relacionados com o processo ensino – aprendizagem e com a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

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