sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM... SAIBA MAIS!


O QUE É LINGUAGEM?
- Desenvolve-se à medida que o indivíduo é estimulado pelo meio e de acordo com suas capacidades neurológicas, emocionais e físicas. - Existem vários meios que permitem a comunicação de idéias, pensamentos, sentimentos, desejos e emoções que constituem a linguagem. - Entre os meios de comunicação estão: os gestos, expressões faciais, desenhos, pinturas, linguagem sinalizada ou pelo meio mais peculiar, palavras faladas ou escritas.

O QUE É A FALA?

- É o modo mais freqüente e importante, através do qual os seres humanos utilizam a linguagem para se comunicar, ou seja, a forma como externalizamos nossas idéias, pensamentos, conceitos, desejos etc; - A fala é um comportamento que depende da linguagem, pois só podemos falar de acordo com a nossa capacidade lingüística, ou seja, é a manifestação audível da linguagem;

O QUE É RETARDO/ATRASO DE LINGUAGEM?

O atraso de linguagem pode ser definido como a ausência do surgimento da linguagem no período em que ela deveria ocorrer, ou um desenvolvimento aquém do esperado para a idade na qual a criança se encontra. É um atraso no aparecimento da fala, vocabulário restrito, uso reduzido de artigos, preposições, expressões incorretas de tempos verbais evidenciam uma habilidade reduzida do uso da língua. Quanto maior a intensidade das características acima citadas, maior é a complexidade e o agravamento do grau do atraso na linguagem. Para o desenvolvimento da linguagem é necessário que a criança tenha um nível cognitivo adequado, a audição mantida, o aparelho fonatório (estruturas envolvidas na fala) íntegro, seja convenientemente estimulada e tenha vontade de comunicar. Deste modo é de esperar que uma criança com atraso de desenvolvimento, surda, com paralisia cerebral, autismo ou um ambiente pouco estimulante possa apresentar uma alteração da linguagem.

DICAS PARA ESTIMULAÇÃO


• Aproveite os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas, falando de igual para igual. • Pronuncie corretamente as palavras, usando boa articulação e entonação. • Desenvolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e motivadora, sem infantilizar a sua fala. Valorize o contato com seu filho: o toque, o olhar são essenciais. • Você pode aproveitar as situações do dia-a-dia para estimulá-lo, como a hora do banho, da alimentação, no vestir, ao assistir TV, no brincar etc. • Não se esqueça: a criança aprende através de suas experiências e o papel dos adultos é proporcioná-las.

ORIENTAÇÕES DE ESTIMULAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL
Toda criança em desenvolvimento de linguagem (fala) necessita de outras pessoas ao seu lado que já saibam falar e que lhe servirão de modelos. Abaixo, estão algumas maneiras que podem ajudar seu filho(a) a desenvolver a linguagem oral. -Aproveite os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas; -Pronuncie corretamente as palavras, usando boa articulação e entonação; -Não pegue nenhum objeto sem que seu filho(a) tenha falado nome (mesmo que fale de forma incorreta). Ele deve sentir a necessidade de falar; -Devolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e em forma de frases: Ex.: A criança pedindo água: - /ága/ - Você está com sede ? Você quer água ? -Aproveite as atividades do dia-a-dia (banho, alimentação, passeio...) para dizer o nome e as funções dos brinquedos, objetos, partes do corpo, alimentos... Aumentando assim o vocabulário de seu filho(a); -Dê oportunidade para a criança manifestar seus desejos, interesses e necessidades; -O melhor jeito de conversar com o seu filho(a) é de frente, face a face; -Dê pequenas ordens para o seu filho(a) cumprir; Ex.: - Jogue beijo para o papai; - Pegue a bola -Explore os órgãos usados para a fala (língua, lábios, bochechas); Ex.: Vibrar os lábios, jogar beijos, encher as bochechas de ar, etc. -Imitar sons do ambiente e da vida diária; Ex.: - Au au (cachorro); - Miau (gato); - Trrrim (telefone); - Toc-toc (batida de porta) -Brinque com objetos que produzam sons estimulando a audição de seu filho(a); Ex.: Tampa de panela, caixinha com feijões, brinquedos e etc...

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