sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A VOZ E O TRABALHO!


VOZ E O TRABALHO


A voz é o espelho da alma, diz da identidade tanto quanto a impressão digital. Varia com a idade, sexo, saúde, emoção, intenção, profissão e personalidade.

É o som mais complexo e sofisticado produzido pelo nosso corpo, sendo voluntário e modificável, além de poder-mos exercer sobre ele um controle excepcional.

Ela é produzida nas pregas vocais (trato vocal), a partir de um som básico gerado na laringe, o chamado “buzz” laríngeo, pela passagem do ar que vem dos pulmões. A partir de então passa pelas cavidades oral, nasal e faringe que funcionam como um alto falante natural, sendo articulada por movimentos da língua, lábios, mandíbula e palato, modificando o fluxo de ar vindo dos pulmões, tornando inteligível a mensagem que se quer transmitir.

A voz desempenha um importante papel nas relações interpessoais, independentemente da faixa etária e da ocupação exercida pela pessoa. Praticamente em todas as situações de relações interpessoais, a voz está presente como elemento central, podendo informar muita coisa a respeito da pessoa, relacionadas diretamente à qualidade vocal, tais como competência e traços de personalidade.

Atualmente cerca de 70% da população ativa têm a voz como instrumento de trabalho. Em especial são considerados profissionais da voz os professores, cantores, atores, leiloeiros, telefonistas, jornalistas, locutores, apresentadores, operadores de telemarketing, advogados, políticos, vendedores, recepcionistas, líderes religiosos, médicos, agentes de saúde entre outros. Esses profissionais não podem esquecer que a voz é um instrumento importantíssimo na vida de cada um e deve ser tratada com cuidado especial.


medico.jpgQUEM SÃO OS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM VOZ?


OTORRINOLARINGOLOGISTAS são médicos especializados em nariz, ouvidos e garganta e também na voz e nas doenças relacionadas a ela, realizando o diagnóstico e tratamento cirúrgico e/ou medicamentoso e encaminhando na maioria das vezes para o Fonoaudiólogo, para a realização de Fonoterapia.

FONOAUDIÓLOGOS são os profissionais que trabalham com a comunicação humana em todos os aspectos, incluindo também os assuntos relacionados à voz, promovendo não só o tratamento dos distúrbios vocais (fonoterapia), como também o aperfeiçoamento da voz e conservação da saúde vocal.

Assim, estes trabalham em parceria, de modo que o Otorrinolaringologista é quem diagnostica lesões nas pregas vocais, como nódulos, pólipos, cistos, entre outros problemas. Já o Fonoaudiólogo verifica como está o funcionamento das estruturas que produzem a voz, a qualidade vocal, aperfeiçoamento da voz e, quando necessário, é responsável pela reabilitação do paciente. Portanto é fundamental o trabalho conjunto entre esses dois profissionais.


FIQUE ATENTO A ESSES SINTOMAS


Qualquer um desses sintomas pode significar algum problema em seu aparelho vocal:

ü Rouquidão progressiva e/ou persistente por mais de 15 dias;

ü Pigarro;

ü Perda da voz;

ü Dor ou ardência na garganta;

ü Dificuldade para engolir;

ü Dificuldade para respirar.

É importante está atento para esses sintomas, pois esses podem ser sinais de problemas que podem variar de leves aos mais severos, como o câncer de laringe, que tem como um dos principais indicadores, a rouquidão. O Brasil é hoje o 2° país a ter as maiores incidências de câncer de laringe, sendo ao todo 15 mil casos diagnosticados por ano e mais da metade deles fatais e está associada ao vício de fumar em aproximadamente 95% dos casos.

O câncer de laringe quando diagnosticado precocemente, tem grandes possibilidades de cura. Por isso é muito importante consultar um especialista sempre que suspeitar de problemas com sua garganta.


COMO CUIDAR DA SUA VOZ


ü Não fumar;

ü Não forçar a voz;

ü Não gritar ,cochichar ou sussurrar;

ü Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras;

ü Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quadros gripais ou alérgicos e período menstrual;

ü Não pigarrear e tossir excessivamente;

ü Ingerir muito líquido em temperaturas frescas ou ambiente.

ü Tomar no mínimo 10 copos de água por dia;

ü Evitar bebidas alcóolicas, principalmente as destiladas;

ü Evitar alimentos que causem azia e má digestão;

ü Evitar ambientes com muita poeira, mofo e cheiros fortes;

ü Buscar atendimento especializado e aperfeiçoamento se usar a voz na profissão;

ü Evitar falar em locais barulhentos, fazendo competição sonora e mudanças bruscas de temperatura;

ü Evitar soluções caseiras, gargarejos com vinagre e sal, uso de pastilhas e sprays, alimentos muito quentes e gelados;

ü Usar roupas leves e evitar refrigerantes, café, chás preto e matte, frituras, alimentos gordurosos, condimentados, achocolatados e derivados do leite em dia de grande uso da voz;

ü Fazer repouso vocal após grande uso da voz;

ü Realizar exercícios regulares de relaxamento, avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas.

PROCURE UM ESPECIALISTA SEMPRE QUE PERCEBER QUE HÁ ALGO ERRADO COM SUA VOZ.

NÃO FIQUE ADIANDO.

SINTOMAS COMO A ROUQUIDÃO PODEM SER INDÍCIOS DE UM PROBLEMA MUITO GRAVE:

O CÂNCER DE LARINGE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!